Ainda que a Figueira não Floresça
Hq 3.16-19
Onde está Deus? Onde está o juízo contra o mal? Onde está Deus no mundo confuso e cheio de pecado?
Podemos comparar o universo a um tapete, sendo tecido por Deus. Nós seres humanos só conseguimos ver o avesso--um pouco confuso, às vezes, feio. Mas quando Deus terminar Seu trabalho será algo maravilhoso.
Certamente todos nós passamos por crises de fé, em que ficamos decepcionados com o próprio Deus. Às vezes a nossa decepção nos leva a questionar e duvidar da bondade, santidade, e soberania de Deus. Observem bem: Deus nunca critica a expressão de dúvidas honestas, especialmente quando são expressas com o intuito de resolvê-las com humildade, esperança e fé (Hq 2:1, 20). “O sempre presente “porque” é melhor respondido com o eterno “Quem” Mas se Deus é soberano porque então não usou o profeta para efetuar justiça imediatamente? A resposta parece ser esta: enquanto Habacuque esperava, Deus realizou uma tremenda obra em seu coração. Habacuque aprendeu e nos mostra pelo menos quatro lições.
Conclusão:
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide... todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação (Hq 3.17,18). Certamente, o justo viverá pela fé (Hq 2.4)
|
A CRISE É UM BOM MOMENTO PARA DESENVOLVER A FÉ
I Rs 17:8-14
1. Realidades que conduzem à crise:
a) Perder o marido e com ele o único meio de sustento: A mulher de Sarepta era viúva com um filho para sustentar.
b) Perder todos os meios de obter recursos para adquirir alimento: A terra estava tão seca que nada produzia.
c) Perder a esperança e alguém pedir tudo o que restou para preservar a vida por alguns dias: Elias apareceu e pediu água e pão à viúva pobre, era tudo o que lhe restava.
2. Palavras que dão esperança em meio à crise:
Elias fala àquela mulher desesperada palavras que revigoram suas esperanças. A palavra de Deus é forte o suficiente para levantar os abatidos e aflitos.
3. Atitudes que derrotam as crises:
Apesar de ter sido pagã desde sua infância, vivendo sob a influencia da religião de Baal exerceu fé nas palavras de Elias e fez bolo como ele pediu.
4. Deus é provedor dos alimentos: Todos os dias que pegava nas panelas para cozinhar, a viúva lembrava-se das palavras do profeta: “A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará”. Deus proveu comida, pois ela creu. Desde as trevas do paganismo surgiu a viúva com uma fé suficiente para libertá-la da crise e da miséria extrema para viver milagres sem precedentes; assim também pode acontecer com você, que exercer um pouco de fé no Deus todo poderoso.
5. Deus preserva a vida dos que se rendem a Ele: Todas as vezes em que cozinhava, a viúva entendia que devia exercitar sua fé em Deus que supre todas as necessidades vitais. Devemos aprender que fé é crer quando o sentido comum nos diz para não acreditarmos.
6. Deus age em meio às crises da cozinha: Deus agiu quando a viúva agiu com fé em Suas palavras. A maior demonstração de fé não está em acreditar em ideias absurdas e crenças irracionais, mas conhecer a Deus a ponto de confiar plenamente nele. Assim, esta fé experimentará milagre até na cozinha.
Deus permite, muitas vezes, que as pessoas cheguem ao limite da incerteza a fim de que aprendam a confiar inteiramente nele: Quando não falta nada o ser humano fica tão satisfeito que chega a pensar que não precisa de mais nada, nem mesmo de Deus; para que se exerça fé Deus permite que situações desafiadoras nos levem a depender dele.
Deus não precisa de pessoas importantes e ricas para uma missão, mas de pessoas humildes e cheias de fé: Para sustentar Seu servo Deus providenciou não alguém provido de muitas riquezas, mas uma mulher viúva, que procurava gravetos para a última fogueira, que prepararia a última refeição para si e seu filho; e, depois esperaria morrer de fome. A fé é mais valiosa que as muitas riquezas!
Imagine como foi difícil para aquela viúva que, durante muitos dias economizou comida, compartilhar o último bocado com um estrangeiro desconhecido. Todavia, sua atitude demonstra a todos que é possível fazer mais para Deus tendo fé sem recursos, do que recursos sem fé.
Pela fé confie em Deus a ponto de obedecer-Lhe mesmo quando as circunstâncias provam que desobedecer parece mais lógico. Se você está passando por dificuldades ore a Deus e passe a depender inteiramente dele pela fé, pois os milagres certamente irão surgir e abençoar a tua vida para glória de Deus, amém!
O que diz a Bíblia sobre ser uma mãe cristã?
PRINCIPIOS DO VERDADEIRO HOMEM DE DEUS
ARTIGO PARA REFLEXÃO
PROJETO BOAS NOVAS
PRINCIPIOS DO VERDADEIRO HOMEM DE DEUS
E dizia um ao outro: vem lá o tal sonhador! ( Gn. 37 19 )
Tornar-se um verdadeiro homem de Deus é bastante semelhante a investir na bolsa de valores. Se você espera conseguir uma fortuna em apenas um dia você está enganado. O que importa é o que você faz dia após dia, por longo prazo. Se você desenvolver continuamente sua fé com criatividade permitindo que a sua capacidade se multiplique no decorrer do tempo, o resultado inevitável será crescimento.
Algumas pessoas possuem dons naturais maiores do que outras porem basicamente todas as habilidades podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas. No entanto é um processo e não acontece do dia para a noite, é necessário respeito, experiência, força emocional, habilidades pessoais, disciplina, visão, impulso, oportunidade, e a lista continua. Por isso não é fácil ser um verdadeiro homem de Deus.
A boa noticia é que você pode crescer na sua habilidade. Independentemente do seu ponto de partida. José foi um menino muito mimado, arrogante demais em relação à sua bondade. Não se cansava de pensar que era o favorito de seu pai, recebeu tratamento especial o filho da velhice de Jacó. Quando Deus deu um sonho a José, revelando-lhe que, no futuro, governaria sua família, não apenas os 11 irmãos, mais também os seus pais, Jose contou inadvertidamente a todos o assunto. Seu pai o repreendeu. Seus irmãos queriam vingança.
José na sua juventude, não sabia como lidar com aquilo, faltava-lhe experiência, sabedoria e humildade. Três qualidades que são obtidas apenas no decurso do tempo. Cada um começa em estado de ignorância. Foi lá que José começou, ele não compreendia a dinâmica da sua família também não imaginava como seus irmãos reagiriam quando descreveu seu sonho as escrituras dizem que seus irmãos o odiavam. Quando descreveu o sonho, eles o odiaram mais ainda. Foi necessário um incidente na vida para se obter a atenção de José e colocá-lo no trilho da mudança, confinado á escravidão no Egito, ele começou a aprender o que não sabia. Ao longo dos anos, José foi traído e aprendeu duras lições sobre a natureza humana e sobre relacionamentos. O processo moldou o seu caráter, deu-lhe paciência e humildade. Mais tarde, reconheceu que Deus é a fonte da benção e poder.
Quando finalmente Faraó chamou José, o homem jovem agiu com excelência e grande sabedoria. Ele não foi bem sucedido porque, de repente se tornou bom aos 30 anos de idade; foi bem sucedido porque pagou o preço durante 13 anos. A sabedoria e o discernimento adquiridos a muito custo o promoveu à posição de segundo homem mais importante no comando do povo mais poderoso no mundo da época.
No final, José pôde ver a presença da mão de Deus em todos os anos da sua vida. Compreendeu o plano de longo prazo do Senhor para o seu povo. Um plano que José ajudou a cumprir ao crescer como Deus desejou que crescesse. Não tem segredo precisamos apenas nos moldar pela palavra.
Sejam abençoados em nome de JESUS.
Pastor Timóteo Carneiro, IPR Castanhal
"E Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" ( João 8.32 )
Quando lemos este versículo, não só na Bíblia mas em vários lugares onde pessoas costumam escrever ele, perguntamos a nós mesmos, ser liberto de que?A resposta está mais abaixo nesse mesmo texto, e o próprio Jesus é quem responde esta pergunta, no versículo 34, Ele diz: "Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete pecado é escravo do pecado".
Muitos momentos em nossas vidas ficamos agarrado com algo do nosso passado, erros ou pecados que cometemos e não conseguimos esquece-los, mas Jesus nos da uma solução, alias, Ele é a solução para o meu, para o seu problema, Ele pode libertar de um vicio, de um modo de vida errado, Ele pode apagar tudo aquilo que está sujo em sua memória e fazer uma nova história de vida pra você, versículo 36 diz: "Se, pois, oFilho vos libertar, verdadeiramente sereis libertos".
Amados, temos de dar espaço em nosso coração para Jesus fazer dele morada, temos que dar mais tempo, mais de nós para Deus, e assim conseguiremos resistir as armadilhas de satanás tem feito para nós; em Tiago 4.7 diz: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós"
Que sejamos pois libertos de tudo que é mal, e tenhamos uma vida santificada, uma vida totalmente liberta dos pecados desse mundo.
Deus te abençoe!
A Bênção de Deus
A Bênção de Deus para nós vai muito além do que imaginamos ou sentimos.
Ela atravessa os rios profundos de nossas fraquezas e é oferecida sobre Campinas verdes cujos limites os nossos olhos não são capazes de vislumbrar. O segredo de uma vitória consiste em não acreditar nos obstáculos.
Por maiores que eles sejam. Sempre poderemos ultrapassá-los.
Se a tarefa é árdua... Encha o peito de coragem... Levante os olhos para os céus e com fé naquele que nos garantiu vitória!
O Deus que tudo pode. Esperando de braços abertos para lhe dizer: “Não temas... estou contigo!
” A vitória é sua em Nome de JESUS!
Pr. Timóteo Carneiro.
Hermenêutica
A Hermenêutica abarca, de forma especial, as regras de interpretação que procedem do estudo das características da linguagem humana em geral e de toda a classe de escritos humanos, tanto profanos quanto sagrados. Toda linguagem humana tem seu próprio gênio e idiossincrasias que não conseguem ser definidos em uma tradução literal para outra língua. São modismos, provérbios, idiotismos, peculiaridades gramaticais, referências a costumes locais, os quais poderiam causar problemas de interpretação para aqueles que procuram entender o significado original que o autor quis comunicar, lendo agora em outro idioma. O problema aumenta com relação aos textos bíblicos, visto que o tempo que nos separa dos escritos originais é grande e só há algumas décadas é que os judeus recuperaram seu idioma a nível nacional com a instalação do novo Estado de Israel. Assim, por muitos séculos o hebraico foi uma língua morta, embora preservada nos círculos rabínicos graças ao desenvolvimento do texto massorético. Isto torna as ferramentas da hermenêutica ainda mais importantes e necessárias.