Reflexão

Criar uma Loja Virtual Grátis
Reflexão

 

Ainda que a Figueira não Floresça

 

Hq 3.16-19

 

 

 

Onde está Deus? Onde está o juízo contra o mal? Onde está Deus no mundo confuso e cheio de pecado? 

Podemos comparar o universo  a um tapete, sendo tecido por Deus. Nós seres humanos só conseguimos ver o avesso--um pouco confuso, às vezes, feio.  Mas quando Deus terminar Seu trabalho será algo maravilhoso.

 

 

 

Certamente todos nós passamos por crises de fé, em que ficamos decepcionados com o próprio Deus. Às vezes a nossa decepção nos leva a questionar e duvidar da bondade, santidade, e soberania de Deus. Observem bem: Deus nunca critica a expressão de dúvidas honestas, especialmente quando são expressas com o intuito de resolvê-las com humildade, esperança e fé (Hq 2:1, 20). “O sempre presente “porque” é melhor respondido com o eterno “Quem”

Mas se Deus é soberano porque então não usou o profeta para efetuar justiça imediatamente? A resposta parece ser esta: enquanto Habacuque esperava, Deus realizou uma tremenda obra em seu coração. Habacuque aprendeu e nos mostra pelo menos quatro lições.

  1. Nem tudo o que acontece está de acordo com os desejos de Deus
  2. Nada do que acontece passa despercebido por Deus
  3. Ao final, tudo o que acontece será tratado com justiça.
  4. Nada do que acontece deveria nos desviar da fidelidade.

 

Conclusão:
Não devemos viver nossa vida tentando adivinhar os propósitos de Deus neste mundo, mas descansando no Seu caráter já provado. Deus É bom.  Ele É santo. Ele É justo, e soberano, e Ele mostra Seu amor-fiel. Baseado nisso, podemos viver uma vida de fé e fidelidade. Podemos viver acima das circunstâncias, sem ter todas as respostas, porque Deus é suficiente para nós.  Podemos descansar sabendo que Deus acertará todas as injustiças. 

 

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide... todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação (Hq 3.17,18).  Certamente, o justo viverá pela fé (Hq 2.4)

 

 

 

 

A CRISE  É UM BOM MOMENTO PARA DESENVOLVER A FÉ 

I Rs 17:8-14

1. Realidades que conduzem à crise:

a) Perder o marido e com ele o único meio de sustento: A mulher de Sarepta era viúva com um filho para sustentar.
b) Perder todos os meios de obter recursos para adquirir alimento: A terra estava tão seca que nada produzia. 
c) Perder a esperança e alguém pedir tudo o que restou para preservar a vida por alguns dias: Elias apareceu e pediu água e pão à viúva pobre, era tudo o que lhe restava. 

2. Palavras que dão esperança em meio à crise:

Elias fala àquela mulher desesperada palavras que revigoram suas esperanças. A palavra de Deus é forte o suficiente para levantar os abatidos e aflitos. 

3. Atitudes que derrotam as crises:

Apesar de ter sido pagã desde sua infância, vivendo sob a influencia da religião de Baal  exerceu fé nas palavras de Elias e fez bolo como ele pediu. 

4. Deus é provedor dos alimentos: Todos os dias que pegava nas panelas para cozinhar, a viúva lembrava-se das palavras do profeta: “A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará”. Deus proveu comida, pois ela creu. Desde as trevas do paganismo surgiu a viúva com uma fé suficiente para libertá-la da crise e da miséria extrema para viver milagres sem precedentes; assim também pode acontecer com você, que exercer um pouco de fé no Deus todo poderoso. 
5. Deus preserva a vida dos que se rendem a Ele: Todas as vezes em que cozinhava, a viúva entendia que devia exercitar sua fé em Deus que supre todas as necessidades vitais. Devemos aprender que fé é crer quando o sentido comum nos diz para não acreditarmos. 
6. Deus age em meio às crises da cozinha: Deus agiu quando a viúva agiu com fé em Suas palavras. A maior demonstração de fé não está em acreditar em ideias absurdas e crenças irracionais, mas conhecer a Deus a ponto de confiar plenamente nele. Assim, esta fé experimentará milagre até na cozinha. 

Deus permite, muitas vezes, que as pessoas cheguem ao limite da incerteza a fim de que aprendam a confiar inteiramente nele: Quando não falta nada o ser humano fica tão satisfeito que chega a pensar que não precisa de mais nada, nem mesmo de Deus; para que se exerça fé Deus permite que situações desafiadoras nos levem a depender dele. 
Deus não precisa de pessoas importantes e ricas para uma missão, mas de pessoas humildes e cheias de fé: Para sustentar Seu servo Deus providenciou não alguém provido de muitas riquezas, mas uma mulher viúva, que procurava gravetos para a última fogueira, que prepararia a última refeição para si e seu filho; e, depois esperaria morrer de fome. A fé é mais valiosa que as muitas riquezas!

 Imagine como foi difícil para aquela viúva que, durante muitos dias economizou comida, compartilhar o último bocado com um estrangeiro desconhecido. Todavia, sua atitude demonstra a todos que é possível fazer mais para Deus tendo fé sem recursos, do que recursos sem fé.
Pela fé confie em Deus a ponto de obedecer-Lhe mesmo quando as circunstâncias provam que desobedecer parece mais lógico. Se você está passando por dificuldades ore a Deus e passe a depender inteiramente dele pela fé, pois os milagres certamente irão surgir e abençoar a tua vida para glória de Deus, amém!

 

 

 

O que diz a Bíblia sobre ser uma mãe cristã?

Ser mãe é um papel muito importante que o Senhor escolhe para dar a muitas mulheres. Às mães é dito que amem seus filhos em Tito 2:4-5, que diz: “Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.”

Em Isaías 49:15a a Bíblia diz: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre?”

 Quando se começa a ser mãe?

Os filhos são presentes do Senhor (Salmos 127:3-5). Em Tito 2:4, aparece a palavra grega “phileoteknos”. Esta palavra representa um tipo especial de “mãe-amor”. A idéia que esta palavra evoca é de “preferir” nossos filhos, “cuidar” deles, “alimentá-los”, “abraçá-los” com amor, “satisfazer suas necessidades”, “amavelmente ser amiga” de cada um como único vindo da mão de Deus.

A Escritura nos ordena para que vejamos “mãe-amor” como nossa responsabilidade.

 A palavra de Deus ordena tanto às mães quanto aos pais para que façam várias coisas na vida de seus filhos, dando:

Disponibilidade
 
Manhã, tarde e noite. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.  (Deuteronômio 6:6-7).

Envolvimento

Interagindo, colocando pontos de vista, pensando e processando a vida juntos. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. (Efésios 6:4).  

Ensinamento

Sobre as Escrituras, a visão bíblica do mundo. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; (Salmos 78:5-6); Deuteronômio 4:10, Efésios 6:4.

Treinamento

Ajudando o filho a desenvolver habilidades e descobrir seu potencial. Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.(Provérbios 22:6). 

Disciplina

Ensinando o temor do Senhor, ensinando seus limites de forma consistente, amorosa e firme. A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. (Pv. 29.15). Confira ainda os textos: (Ef. 6:4, Hb. 12:5-11, Pv. 13:24, 19:18, 22:15, 23:13-14).

Nutrição

Provendo um ambiente de constante apoio verbal, liberdade de falhar, aceitação, afeto e amor incondicional (Tito 2:4, II Timóteo 1:7, Efésios 4:29-32, 5:1-2, Gálatas 5:22, I Pedro 3:8-9).

Exemplo com integridade

Vivendo de acordo com o que ensina, sendo um modelo com o qual o filho possa aprender “captando” a essência de um viver piedoso (Deuteronômio 4:9, 15, 23; Provérbios 10:9, 11:3; Salmos 37:18, 37).  

A Bíblia nunca ordena que todas as mulheres devam ser mães. Contudo, diz que aquelas que o Senhor abençoa e se tornam mães devem tomar seriamente tal responsabilidade. 

As mães têm um papel único e crucialmente importante nas vidas de seus filhos.

A maternidade não é um trabalho ou tarefa desagradável.

Da mesma forma com que uma mãe gera seu filho durante a gravidez, e da mesma forma com que a mãe alimenta e cuida de seu filho durante a infância, as mães têm também um papel constante na vida de seus filhos, adolescentes, jovens adultos e até filhos completamente adultos.

Enquanto o papel da maternidade deve se transformar e se desenvolver, o amor, cuidado, educação e encorajamento que uma mãe dá nunca devem terminar.

 

 

                 PRINCIPIOS DO VERDADEIRO HOMEM DE DEUS

 

ARTIGO PARA REFLEXÃO

PROJETO BOAS NOVAS

PRINCIPIOS DO VERDADEIRO HOMEM DE DEUS

 

E dizia um ao outro: vem lá o tal sonhador! ( Gn. 37 19 )

 

                                  Tornar-se um verdadeiro homem de Deus é bastante semelhante a investir na bolsa de valores. Se você espera conseguir uma fortuna em apenas um dia você está enganado. O que importa é o que você faz dia após dia, por longo prazo. Se você desenvolver continuamente sua fé com criatividade permitindo que a sua capacidade se multiplique no decorrer do tempo, o resultado inevitável será crescimento.

Algumas pessoas possuem dons naturais maiores do que outras porem basicamente todas as habilidades podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas. No entanto é um processo e não acontece do dia para a noite, é necessário respeito, experiência, força emocional, habilidades pessoais, disciplina, visão, impulso, oportunidade, e a lista continua. Por isso não é fácil ser um verdadeiro homem de Deus.

A boa noticia é que você pode crescer na sua habilidade. Independentemente do seu ponto de partida. José foi um menino muito mimado, arrogante demais em relação à sua bondade. Não se cansava de pensar que era o favorito de seu pai, recebeu tratamento especial o filho da velhice de Jacó. Quando Deus deu um sonho a José, revelando-lhe que, no futuro, governaria sua família, não apenas os 11 irmãos, mais também os seus pais, Jose contou inadvertidamente a todos o assunto. Seu pai o repreendeu. Seus irmãos queriam vingança.  

José na sua juventude, não sabia como lidar com aquilo, faltava-lhe experiência, sabedoria e humildade. Três qualidades que são obtidas apenas no decurso do tempo. Cada um começa em estado de ignorância. Foi lá que José começou, ele não compreendia a dinâmica da sua família também não imaginava como seus irmãos reagiriam quando descreveu seu sonho as escrituras dizem que seus irmãos o odiavam. Quando descreveu o sonho, eles o odiaram mais ainda. Foi necessário um incidente na vida para se obter a atenção de José e colocá-lo no trilho da mudança, confinado á escravidão no Egito, ele começou a aprender o que não sabia. Ao longo dos anos, José foi traído e aprendeu duras lições sobre a natureza humana e sobre relacionamentos. O processo moldou o seu caráter, deu-lhe paciência e humildade. Mais tarde, reconheceu que Deus é a fonte da benção e poder.

Quando finalmente Faraó chamou José, o homem jovem agiu com excelência e grande sabedoria. Ele não foi bem sucedido porque, de repente se tornou bom aos 30 anos de idade; foi bem sucedido porque pagou o preço durante 13 anos. A sabedoria e o discernimento adquiridos a muito custo o promoveu à posição de segundo homem mais importante no comando do povo mais poderoso no mundo da época.

No final, José pôde ver a presença da mão de Deus em todos os anos da sua vida. Compreendeu o plano de longo prazo do Senhor para o seu povo. Um plano que José ajudou a cumprir ao crescer como Deus desejou que crescesse. Não tem segredo precisamos apenas nos moldar pela palavra.

Sejam abençoados em nome de JESUS.

 

Pastor Timóteo Carneiro, IPR Castanhal

 

 

 

                                                      Jesus Te Liberta

"E Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"  ( João 8.32 )


Quando lemos este versículo, não só na Bíblia mas em vários lugares onde pessoas costumam escrever ele, perguntamos a nós mesmos, ser liberto de que?A resposta está mais abaixo nesse mesmo texto, e o próprio Jesus é quem responde esta pergunta, no versículo 34, Ele diz: "Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete pecado é escravo do pecado".
Muitos momentos em nossas vidas ficamos agarrado com algo do nosso passado, erros ou pecados que cometemos e não conseguimos esquece-los, mas Jesus nos da uma solução, alias, Ele é a solução para o meu, para o seu problema, Ele pode libertar de um vicio, de um modo de vida errado, Ele pode apagar tudo aquilo que está sujo em sua memória e fazer uma nova história de vida pra você, versículo 36 diz: "Se, pois, oFilho vos libertar, verdadeiramente sereis libertos".
Amados, temos de dar espaço em nosso coração para Jesus fazer dele morada, temos que dar mais tempo, mais de nós para Deus, e assim conseguiremos resistir as armadilhas de satanás tem feito para nós; em Tiago 4.7 diz: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós"

Que sejamos pois libertos de tudo que é mal, e tenhamos uma vida santificada, uma vida totalmente liberta dos pecados desse mundo.
Deus te abençoe! 


 A Bênção de Deus


 A Bênção de Deus para nós vai muito além do que imaginamos ou sentimos. 
Ela atravessa os rios profundos de nossas fraquezas e é oferecida sobre Campinas verdes cujos limites os nossos olhos não são capazes de vislumbrar. O segredo de uma vitória consiste em não acreditar nos obstáculos. 
Por maiores que eles sejam. Sempre poderemos ultrapassá-los. 
Se a tarefa é árdua... Encha o peito de coragem... Levante os olhos para os céus e com fé naquele que nos garantiu vitória! 
O Deus que tudo pode. Esperando de braços abertos para lhe dizer: “Não temas... estou contigo!
” A vitória é sua em Nome de JESUS!

Pr. Timóteo Carneiro.


 

 Hermenêutica


A Hermenêutica abarca, de forma especial, as regras de interpretação que procedem do estudo das características da linguagem humana em geral e de toda a classe de escritos humanos, tanto profanos quanto sagrados. Toda linguagem humana tem seu próprio gênio e idiossincrasias que não conseguem ser definidos em uma tradução literal para outra língua. São modismos, provérbios, idiotismos, peculiaridades gramaticais, referências a costumes locais, os quais poderiam causar problemas de interpretação para aqueles que procuram entender o significado original que o autor quis comunicar, lendo agora em outro idioma. O problema aumenta com relação aos textos bíblicos, visto que o tempo que nos separa dos escritos originais é grande e só há algumas décadas é que os judeus recuperaram seu idioma a nível nacional com a instalação do novo Estado de Israel. Assim, por muitos séculos o hebraico foi uma língua morta, embora preservada nos círculos rabínicos graças ao desenvolvimento do texto massorético. Isto torna as ferramentas da hermenêutica ainda mais importantes e necessárias.